quarta-feira, 11 de março de 2015

Profissão: do lar e com muito orgulho

Muitas mulheres estão deixando de lado a carreira profissional para se dedicar à família. Entenda se isso também se enquadra a sua realidade
Por Cinthia Meibach / Foto personagem Eliane: Marcelo Alves



Um estudo realizado pelo Instituto de La Mujer, da Espanha, mostrou o que muita gente já sabe: que mais de 50% do trabalho doméstico fica com as mulheres que trabalham fora de casa. Isto é, além de ter que ser uma boa profissional, cuidar dos filhos e marido, elas se desdobram para manter a casa em ordem.
Para algumas, ser multitarefa já virou rotina e a dupla ou tripla jornada nem é tão difícil assim de ser feita. Porém, há aquelas que não precisam se esforçar tanto, podendo exercer apenas o papel de mãe, esposa e dona de casa. O problema é que na “sociedade da mulher independente” que vivemos, dependendo da idade e do perfil de quem decide deixar a carreira de lado para investir na família, as críticas vindas, principalmente, de outras mulheres são ferrenhas. 
Para a psicóloga Angelita Correa Scardua especializada em felicidade e desenvolvimento humano, esse tipo de crítica acontece porque existe um entendimento da parte de alguns que a vida doméstica é uma vida de ociosidade. “Na verdade, esse tipo de crítica de que trabalho só é aquele que é feito fora de casa é machista e desqualifica as atividades domésticas. É uma conquista de a mulher poder escolher cuidar da casa, da família. É um absurdo alguém dizer que ela não tem direito de escolher isso para a vida dela”, comenta.
A escritora Cristiane Cardoso, em resposta a uma leitora de seu blog sobre esse assunto explicou que a forma de encarar a situação e as opiniões alheias vai depender muito do pensamento que a mulher alimenta. Isso porque, algumas depois de escolher a família em vez de a carreira ficam se sentindo inúteis para a sociedade, trazendo prejuízo tanto para elas como também para toda a família. “Se você mantiver essa frustração dentro de si e ficar se comparando às outras mulheres que trabalham, você não só continuará sentindo-se assim como também vai fazer toda sua família se sentir culpada por sua frustração. O que a mulher deve entender é que muitas esposas gostariam de ter ou ter tido a oportunidade de cuidar da família, sendo assim, quem tem essa chance deve aproveitar”, aconselha.

 Unindo família e trabalho

Porém, nem todas as mulheres podem abandonar completamente o trabalho, mesmo que queiram, pois a renda do lar também depende delas. Para conciliar o cuidado com a família e não deixar de suprir as necessidades, a especialista Angelita recomenda que a mulher não faça uma mudança radical, a não ser que ela esteja bem segura de que quer se dedicar à vida familiar e doméstica. “Se a vida profissional permite, ela pode diminuir as horas de trabalho e, para evitar uma mudança tomada no impulso, nas próximas férias, em vez de viajar, deve ficar em casa cuidando das tarefas para ver como vai ser, caso isso se torne uma rotina. Outro ponto é pensar na vida econômica, para que não haja cobranças ou frustrações, pois problemas econômicos podem ser venenosos dentro do casamento”, esclarece.
Veneno que quase acabou com o sonho da dona de casa e costureira Eliane Vasconcelos (foto ao lado).  Por estar sobrecarregada na função de profissional e mãe de um recém-nascido, aos 32 anos, ela optou que não deixaria mais o filho sob cuidados de terceiros, e saiu do trabalho. Estava indo tudo conforme o planejado, mãe presente, esposa atenciosa, as coisas do lar em dia, até que as contas chegaram e o dinheiro faltou. Então, o que era um sonho, tornou-se um pesadelo na vida dela. Mas por pouco tempo. “Primeiro analisei meu dia e percebi que tinha algumas horas vagas e, como sabia costurar, decidi que iria trabalhar dessa forma enquanto o bebê dormia. Comprei 3 máquinas e passei a costurar para lojas pequenas. Hoje o meu filho está maior, pude colocá-lo na escola em meio período e aumentei a clientela.  Estou muito satisfeita, pois consigo cuidar dos meus afazeres, do meu esposo, do meu filho e ainda ganho dinheiro em casa”, comemora.

Cristiane Cardoso também acredita que é possível sim a mulher que não tem condições de deixar de trabalhar conciliar todas as coisas. Basta querer. O que não pode é ela cair no erro de pensar que a família não merece toda a nossa atenção e que ela por não trabalhar fora será considerada inútil para a sociedade. “Existem vários talentos que a mulher pode desenvolver dentro de casa, até porque hoje em dia se faz até faculdade online. Se você quer, você faz”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário