sábado, 26 de fevereiro de 2011

Água: um bem finito que fará muita falta



Pequenas ações diárias e métodos de reuso podem prolongar a água no planeta


Por Cinthia Meibach


A falta de água quando se está com sede ou ao abrir o chuveiro para tomar banho, mesmo que seja por um curto período de tempo, incomoda bastante. A maioria das pessoas está acostumada a desfrutar deste recurso abundantemente, porém, por mais que o planeta Terra seja composto por três quartos de água, 97% desse total é salgada, e somente 3%, doce. Dessa quantidade doce, apenas 1% é composto por água potável. Embora a quantidade para consumo seja pouca, muitas pessoas desperdiçam essa minoria, fazendo o uso sem controle do recurso natural.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês, o que corresponde a 110 litros por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.

A ambientalista e presidente da Organização Não Governamental (Ong) Niega, Aparecida Fonseca, acredita que a água se tornará escassa, caso não ocorra o uso consciente do recurso natural pela população. “A água obedece a um ciclo natural de reposição, porém, com o aquecimento global, esse ciclo poderá ser alterado, provocando a escassez desse recurso. Além disso, temos também o desperdício da água que vai parar em rios e represas poluídas, ocasionando a perda. Poderia ser tratada para o abastecimento humano”, explica.

Ela faz questão de ressaltar que a conscientização promovida pelo Governo e pelo setor privado, por meio de campanhas na mídia, informativos em empresas, distribuições de cartilhas, promoção de eventos sobre o uso racional e um programa de reuso da água, poderá contribuir para que as pessoas utilizem o recurso de forma adequada.

Reutilização

Algumas empresas e Ongs se esforçam para implantar um programa de reuso da água, adotando métodos de utilização da água de chuva para lavar calçadas e quintais, da água do banho para descarga e o reuso presente no esgoto. Esses reaproveitamentos, na prática, poderiam suprir quase 100% da água de um lar, porém, o alto custo de algumas instalações impede que a população aplique os sistemas nas residências.

A bióloga, Dina Alves, de 37 anos, bem que gostaria de aplicar algum sistema de reuso no apartamento em que mora, porém a falta de espaço inviabiliza a instalação. Mas, mesmo assim, ela faz o que pode para preservar ao máximo o recurso natural. "Eu faço a minha parte, reduzo o consumo da água, de energia e reciclo o lixo. Por causa desses pequenos gestos, algumas pessoas a minha volta seguiram o meu exemplo e reduziram o consumo", declara.

Visando transformar essa realidade, instituições e pessoas comuns dedicam o tempo para pesquisas e invenções de modos sustentáveis que possam ser incorporados pela população. Uma dessas pessoas é o técnico agrícola Edison Urbano. Ele criou uma organização chamada “Sempre Sustentável”, em que oferece dicas de como instalar equipamentos de reuso de água, como por exemplo minicisternas feitas com galões (foto ao lado), sem gastar muito e em espaços pequenos. “Ao instalar uma cisterna grande, que coleta a água de chuva, a pessoa tem uma economia de 30% no pagamento da conta de água. Se optar pelo reuso da água do banho, economizará mais 30%. Os projetos são manuais e baratos. Aplicando esses métodos, o planeta é beneficiado e o bolso das pessoas também”, afirma.

Como economizar

A água deve ser utilizada com cautela, pois apesar da aparente abundância em nosso País, é um bem finito, que fará muita falta. Por isso, seguem algumas dicas de economia que podem ser incorporadas ao dia a dia de todos, diminuindo os gastos deste recurso tão precioso:

- Não use mangueiras para lavar pisos, calçadas e automóveis. Utilize água de lavagem de roupas, reaproveitando a água que seria jogada na rede de esgoto;

- No banho, estipule um período de no máximo 5 minutos e, quando possível, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa;

- Feche torneiras enquanto escova os dentes, faz a barba e ensaboa a louça;

- Troque as válvulas de descarga por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador de volume por descarga;

- Não lave a roupa aos poucos, deixe acumular um pouco e lave tudo de uma vez;

- Ao molhar as plantas, use o regador em vez de mangueira;

- Em caso de vazamentos, procure assistência o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário