terça-feira, 7 de setembro de 2010

AMC promove evento caipira em asilo de São Paulo


publicado em 28/05/2010 às 17h42 no Portal Arca Universal

O objetivo foi arrecadar fundos para a instituição. Artistas, cantores e jornalistas da TV Record animaram a festa


Cinthia Meibach



A Associação de Mulheres Cristãs (AMC) promoveu, nesta sexta-feira (28), um evento no asilo “O Raiar do Sol”, na zona sul da capital paulista. O objetivo foi arrecadar fundos para a instituição e compartilhar momentos de alegria com os idosos. A festa, temática, contou com a participação de artistas, atletas e cantores que, vestidos de caipiras, dançaram, cantaram e se emocionaram ao ver a energia com que os moradores do local se divertiam.


A dupla sertaneja Ricardo e Eduardo deu início ao evento cantando alguns dos seus sucessos. Os idosos dançaram e acompanharam as coreografias, levantando as mãos em forma de coração. “Nós sentimos uma alegria gostosa por cantar para essas pessoas maravilhosas. Eles nos receberam com todo carinho e nos surpreenderam dançando com tanta energia”, comentou Ricardo.


A presidente da AMC, Rosana Gonçalves, agradeceu o empenho de todas as voluntárias, que se esforçaram para organizar a festa e produzir os alimentos que foram vendidos para arrecadar fundos para o asilo, entre eles pamonha, canjica, milho e arroz doce. Brincadeiras como jogo de argola, corrida do ovo na colher e desfiles de vestidos caipiras foram feitas para animar os moradores. “O objetivo desse evento é trazer alegria para quem está esquecido e também suprir as necessidades do abrigo, possibilitando a compra de casacos, alimentos e materiais de higiene”, disse Rosana.


Extremamente vaidosa, aos 75 anos de idade, vestida com casaco e calça de lã, combinando com as botas, colar e maquiagem, Maria Carolina de Oliveira (ao lado do maquiador) fez questão de receber o cuidado oferecido pela equipe de beleza do “Marcelo Lemos Cabeleireiros”, que caprichou no visual dela. “Antes de tomar café da manhã, eu me arrumo como se fosse ir a uma festa, pois gosto de estar sempre maquiada e me sentir bonita”, afirmou dona Maria.


Esquecidos pela família

Segundo o diretor da casa, Djalma Batista de Oliveira, os idosos se alegram em receber o apoio da AMC, pois o asilo, que hoje abriga 85 moradores, é pouco visitado. “A maioria deles está abandonada há anos pela família”, contou.


A vice-presidente da AMC, Marilene Batista (à direita, ao lado da presidente da instituição), não segurou as lágrimas ao falar sobre a importância do evento: “Eu me emociono de ver esses idosos desfrutando desses momentos felizes, porque nós que acompanhamos constantemente a realidade do asilo sabemos como eles são desprezados por seus familiares. O que a AMC faz é tentar suprir essa carência de carinho e atenção.”


Muitos nem se lembram de como chegaram ao asilo. É o caso da moradora Tereza Morais, de 75 anos (foto abaixo). Deixada no local há 3 anos por uma amiga, ela conta que ficou em coma por 4 meses e, quando acordou, havia perdido o contato com seu único filho. “Faz anos que não o vejo. Eu não me lembro do endereço dele. A única coisa que sei é que meu filho morava em Pernambuco”, lamenta.


Mas nem todos que vivem ali foram abandonados pelos familiares. O cadeirante Jorge Fernando Siqueira, de 42 anos, vítima de bala perdida, perdeu os pais quando era criança e recebe a visita esporádica da avó e do irmão, mas garante que sua verdadeira família está no abrigo. “Minha família é aqui. Apesar de ainda não ser idoso eu me sinto muito bem no meio deles, pois compartilho minhas experiências e aprendo muito com cada um”, afirma.

Para a apresentadora Chris Flores, do programa “Hoje em Dia”, da “Rede Record”, a visita é mais importante para quem a faz do que para quem é visitado: “Quando nós doamos nosso tempo para esse tipo de evento, nós é que ganhamos, pois ações como essa permitem uma reflexão para quem participa. Os idosos se redescobrem e nós, que ainda somos jovens, também nos redescobrimos, pois um dia vamos chegar à idade deles, e por isso devemos tratá-los com todo o amor, carinho e respeito que eles merecem.”


Ao final do evento, o asilo havia arrecadado 2 mil quilos de alimentos, caixas de sabão em pó e 80 cobertores, além do dinheiro da venda dos doces, salgados e bebidas
durante a festa.